LUGARES DE CUIDADO E MEMÓRIA
Raia e Drogasil: arquiteturas de interesse histórico
EDIFÍCIOS

Rua Augusta, São Paulo

Formada a partir da fusão de um grupo de drogarias, a rede Drogasil promoveu, durante os anos 1950 e 1960, a construção de uma série de prédios de arquitetura moderna, em diversas cidades do estado de São Paulo. A construtora responsável era a Morse Bierrenbach, dos engenheiros Flávio de Sá Bierrenbach e Dino Morse, sendo este último filho de Victor Morse, que foi fundador e primeiro Diretor Superintendente da rede de farmácias.

Esses edifícios eram empreendimentos imobiliários que possivelmente contribuíram para capitalizar a empresa. Os térreos eram destinados às farmácias da rede e a sobreloja à moradia de seus gerentes; o restante do edifício ficava disponível para locação ou venda de apartamentos residenciais ou salas de escritórios.

Esse prédio foi um dos primeiros Edifícios Drogasil e tinha originalmente o nome marcado em letreiro sobre o embasamento revestido de mármore claro, acima da porta de entrada, o que se repetia nos outros empreendimentos da rede. Ele foi o primeiro edifício vertical da quadra, num momento em que a Rua Augusta passava a ser uma conexão estratégica entre os antigos e os novos bairros, e um destino para o comércio que saia do centro de São Paulo para regiões menos saturadas, passando a ter comércios de luxo, nos anos 1950.

Rua Augusta, em 1958
Ver História
Desde os primórdios—Conheça a história de Levi Gonçalves Campanhã na Rua Augusta, São Paulo
Anúncio da Drogasil veiculado no jornal A Tribuna de Santos em janeiro de 1958 com destaque para a farmácia da Rua Augusta

Rua Augusta, 2895

Cerqueira César—São Paulo, SP

Ano de Inauguração / Projeto / Construção—

1957

Uso Original—

Comercial no térreo e residencial nos andares superiores

Características Estilísticas da Edificação—

Moderno

Número de Pavimentos—

Térreo + sobreloja + 8 andares

Técnica Construtiva—

Concreto armado

Ano de Inauguração RD

1957

A arquitetura deste que foi um dos primeiros Edifícios Drogasil representa uma iniciativa inovadora do ponto de vista formal. Primeiro edifício vertical da quadra, ele tem sua frente alinhada no limite frontal do lote, mas em determinada altura há pavimentos recuados, com destaque para as varandas em ângulo.

Veja agora no Street View

Explore aqui e conheça o edifício e entorno
EDIFÍCIOS

Tipos de edificações que abrigam lojas e histórias

Conheça os edifícios, preservados e adaptados, que abrigam nossas farmácias