O Edifício Drogasil de Santos localiza-se na Praça Mauá, considerada o coração da cidade, e onde está também o Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura. Ponto de encontro conhecido e lugar em que acontecem manifestações políticas e artísticas, a praça arborizada abriga esculturas e o monumento do marco zero da cidade. O passeio do bonde turístico pelo Centro Histórico tem o logradouro como ponto de partida.
Na cidade litorânea de Santos, o porto ganhou importância na virada para o século XX com a instalação da ferrovia Santos-Jundiaí, responsável por escoar a produção cafeeira paulista e a importação de mercadorias de toda espécie, principalmente produtos industriais, além de receber grande contingente de imigrantes. Com isso, a vida urbana e moderna teve espaço na cidade. O centro da cidade passou por diversas obras e foi então que o largo, ao lado da Igreja da Misericórdia, deu origem à atual Praça Mauá. Ao longo do tempo a cidade também consolidou o turismo de veraneio, com hotéis, restaurantes e cassinos, e a verticalização ganhou impulso no final dos anos 1950.
O Edifício Drogasil, no centro de Santos, guarda semelhanças com o da Rua Augusta, ainda que inteiramente comercial, provavelmente em razão do zoneamento que atingia o entorno da Praça Mauá, que proibia a construção de edifícios residenciais na região à época.