Uma das mais antigas farmácias da rede Drogasil fica no bairro de Mirandópolis, zona sul de São Paulo, em um pequeno prédio de esquina, com uma ampla calçada e um pequeno largo a sua frente. Esteve ali desde a inauguração do prédio em 1950, retornando depois de um período de ausência.
A região tem sua formação relacionada aos caminhos que ligavam São Paulo a Santo Amaro. Onde hoje localiza-se a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, no encontro das Ruas Santa Cruz e Domingos de Moraes, existia, desde o século XVIII, a parada de tropas conhecida como Cruz das Almas. Parte desse antigo caminho é atualmente formado pela Avenida Jabaquara, uma das principais vias da cidade, com a linha Azul do metrô acompanhando seu percurso por via subterrânea.
O loteamento de Mirandópolis – bem como dos vizinhos Bosque da Saúde e Jardim da Saúde – transformaram a região a partir dos anos 1920, surgindo como uma opção de bairro “residencial saudável situado no planalto da saúde, localizado 805 metros acima do nível do mar e próximo do Centro da cidade e da Avenida Paulista”, de acordo com anúncio da época. Até a década de 1970, a Avenida Jabaquara concentrava inúmeras edificações voltadas ao uso comercial ou com uso misto, como a farmácia da esquina com a Rua Oriçanga, compondo uma paisagem bastante homogênea, mesmo após chegada do metrô a partir de 1974.