LUGARES DE CUIDADO E MEMÓRIA
Raia e Drogasil: arquiteturas de interesse histórico
EDIFÍCIOS

Avenida Getúlio Vargas, Joinville

Joinville foi ocupada por imigrantes europeus a partir de meados do século XIX em razão de seu bom acesso fluvial, e é atualmente a maior e mais populosa cidade catarinense, passando em números a capital, Florianópolis. Foi colônia agrícola, com forte produção de erva mate e comercialização de madeira, e desde a década de 1940 se destacou como um polo industrial da região Sul.

O rio Cachoeira orientou a organização espacial da colônia que daria origem à cidade, com as primeiras ruas traçadas paralelamente e perpendicularmente a ele. E o porto do rio Bucarein representou, até a inauguração da via férrea, o único meio de embarque e desembarque de mercadorias da região. A Sociedade Colonizadora Hamburguesa cogitou estabelecer na área do bairro Bucarein, local mais alto e seco, o núcleo urbano da colônia, o que não se concretizou. Porém, esse foi o motivo da abertura da “Katharinenstrasse” ou Rua Santa Catarina, atual Avenida Getúlio Vargas, hoje um dos principais eixos comerciais da cidade.

Inicialmente, a via concentrava casas de moradia, junto ou sobre pequenos comércios. Foi o caso do imóvel adquirido em 1902 pela família Rosa, que ali morava e em 1920 construiu no lugar uma nova edificação, sintonizada com o que havia de novidade na vida urbana, com decorações do repertório do ecletismo, fugindo ao modelo de cabana rural de telhado inclinado, antes mais comum na paisagem da cidade. O edifício permanece na família e, mesmo modificado, mantém suas feições ecléticas preservadas, com seu porão alto reformado para vitrine e acesso à loja.

Fotografia da cidade de Joinville por Fritz Hofmann, 1912. Ao fundo, o Fórum já construído, a Igreja Luterana e a Ruas das Palmeiras
Ver História
Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três—Conheça a história de Vicente Alves Pereira Neto na Avenida Getúlio Vargas, Joinville

Avenida Getulio Vargas, 535

Esquina com Rua Alexandre Schlemm Joinville, SC

Ano de Inauguração / Projeto / Construção—

1920

Uso Original—

Residencial

Características Estilísticas da Edificação—

Ecletismo

Número de Pavimentos—

Térreo

Técnica Construtiva—

Alvenaria

Ano de Inauguração RD

2015

A casa, onde a família residiu até os anos 1980, tem planta retangular e um porão alto. O telhado de quatro águas é encoberto por platibanda, ornamentada com relevos de motivos de flores e folhagens, complementados por frisos e molduras nas janelas.

Veja agora no Street View

Explore aqui e conheça o edifício e entorno
EDIFÍCIOS

Tipos de edificações que abrigam lojas e histórias

Conheça os edifícios, preservados e adaptados, que abrigam nossas farmácias