Shopping center pioneiro no país, o Iguatemi pautou importante mudança do eixo comercial paulistano, do centro para a Avenida Faria Lima, aberta posteriormente à sua inauguração como expansão da antiga Rua Iguatemi. Ele inaugura um novo modelo de centro comercial – diferente das antigas galerias ou das lojas de departamentos, que na cidade paulistana tinham presença significativa no centro novo, em volta da praça da República, principalmente entre 1940 e 1960. O shopping center atraía o público por seu ambiente controlado, com o conforto da segurança, da limpeza, do ar-condicionado e das grandes vitrines enfileiradas. Ainda que o projeto do Iguatemi originalmente possuísse rampas que se ligavam à rua, com jardim central de iluminação e ventilação natural, nele se chegava de automóvel, com grandes estacionamentos a sua volta. Essa forma de organizar um centro de compras e serviços se expandiu na década de 1970 para outros bairros da cidade e, no final da década de 1980, para outras regiões do país.
Primeiro empreendimento do tipo shopping em São Paulo, o Iguatemi passou por reformas e ampliações de adaptação ao entorno e aos novos tempos durante seus 55 anos de existência. No início, reunia 75 lojas, número que logo dobrou, sendo atualmente mais de trezentas unidades em um complexo multifuncional, com restaurantes, cinema e espaços para a realização de exposições, além de um edifício de garagem. A Raia do Shopping Iguatemi marca a conquista da loja no 2 mil da rede em um dos centros comerciais mais famosos da cidade de São Paulo.