LUGARES DE CUIDADO E MEMÓRIA
Raia e Drogasil: arquiteturas de interesse histórico
EDIFÍCIOS

Avenida Governador José Malcher, Belém

Nos limites do centro histórico de Belém, os bairros de Batista Campos, Nazaré e Umarizal concentravam casarões e palacetes de uma elite que enriqueceu com o desenvolvimento local ocasionado pelo ciclo da borracha na região amazônica, entre o final do século XIX e início do XX.

Uma parcela do acervo construído no período permanece nesses bairros, ainda que não mais como moradia, em função da intensa verticalização da década de 1970 e das transformações urbanas ocasionadas pela valorização dessas áreas. Uma dessas grandes casas se encontra no bairro de Nazaré, cujo nome se deu em razão do culto à imagem da Nossa Senhora de Nazaré, que atrai romeiros desde o século XVIII. A uma quadra da Igreja de Nazaré, a edificação de esquina ocupada hoje por uma farmácia Drogasil é marcante na paisagem e na história do bairro, e teve a cantora Fafá de Belém como uma de suas frequentadoras. A casa mantém algumas características próprias do neocolonial paraense, estilo de construção que mistura elementos da arquitetura portuguesa com o barroco brasileiro e decoração marajoara, adaptações que se davam pela dificuldade de importação de componentes e materiais, mas também pela busca de representar as tradições nacionais.

Vista da Praça da República, com o Teatro da Paz, que marca o início da Avenida Nazaré, em direção ao bairro, c. 1910
Ver História
Contra o esquecimento—Conheça a história de Ana Maria Gomes na Avenida Governador José Malcher, Belém

Avenida Governador José Malcher, 1764

Esquina com Avenida Alcindo Cacela - Nazaré Belém, PA

Ano de Inauguração / Projeto / Construção—

Provavelmente dos anos 1920

Uso Original—

Residencial

Características Estilísticas da Edificação—

Neocolonial

Número de Pavimentos—

Térreo + pavimento superior

Técnica Construtiva—

Paredes de alvenarias de tijolos de barro com furos

Ano de Inauguração RD

2020

A variação de volumes e a falta de um eixo principal de simetria fazem com que as fachadas do grande sobrado sigam ritmos diferentes a cada trecho. Além disso, elas são decoradas por colunas curtas e torsas, frontões curvos cobertos por acabamento de telhas e sacadas com gradil decorativo de elementos circulares.

Veja agora no Street View

Explore aqui e conheça o edifício e entorno
EDIFÍCIOS

Tipos de edificações que abrigam lojas e histórias

Conheça os edifícios, preservados e adaptados, que abrigam nossas farmácias